segunda-feira, 12 de abril de 2010

Amizade, confiança, mentiras e traição

Não consigo entender porque as pessoas traem. E não estou falando de traição num casal, pois neste caso envolvem várias questões as quais não concordo, mas geram motivos "plausíveis". Me refiro a traição de amigos.
Traição de um amigo não é o fato de ele ter outro amigo e sair com ele ao invés de você. Falo da traição da amizade em si.
Durante toda a minha vida eu perdoei erros, relevei situações, deixei de lado muitos problemas, sempre em prol da amizade. E pra que? O que ganhei com isso foi traição, fofoca, mentiras e perda de confiança.
Já me disseram pra esquecer, relevar, deixar pra la. Mas não sou capaz. Amizade sempre foi algo que dei muita importancia, e o que vivi não posso perdoar, até porque já perdoei várias vezes (mesmo sem as pessoas sequer pedirem perdão), sempre deixei de lado, mas tudo tem um limite.
Recentemente, uma pessoa superou tudo que eu imaginava que fosse capaz. Alguem que sempre pôde contar comigo, alguem que me teve do lado nos piores momentos (perda da mãe por leucemia), mesmo fazendo com que eu me desentendesse com uma ex-namorada (na época ainda era namorada), devido a ciumes. Uma pessoa a qual minha familia se dispos a ajudar.
Depois de quase 10 anos de "amizade" (entre aspas porque não tenho certeza do que era realmente), ela foi capaz de tentar me queimar de todas as formas possiveis junto a minha noiva (ainda sequer eramos noivos). Desde a primeira semana, ela começou a me criticar, sempre exagerando em meus defeitos. Sempre fiquei chateado, mas relevava. O mais incrivel era a capacidade de ser falsa. Na minha frente, me tratava super bem. Me ligava para contar de frustrações amorosas, pedia minha ajuda. E eu, sempre panacão, fazia de tudo pra ajudar. Sempre tinha palavras boas. Enquanto isso, por trás, ela me caluniava. Até que um dia ela resolveu apelar, inventendo mentiras horriveis sobre mim, e ainda dizendo que só fala comigo porque EU a procuro. O curioso é que já faziam anos que eu sequer discava o numero dela no telefone, e pela internet ela era quem sempre vinha falar comigo.
Já tentei pensar em vários motivos para essa babaquice: inveja, ciumes, raiva, insanidade... Nunca consegui chegar a algo plausível. O curioso é que descobri que faço parte do terceiro casal que ela faz a mesma coisa. Resultados anteriores? Ela perde a amizade do casal. E obviamente ja perdeu a amizade de metade deste, já que não há nada que me faça voltar atrás em minha amizade. Depois ela reclama que não tem amigos, que é sozinha no mundo e afins. Por que será?? Com um detalhe curioso: último aniversario, ela disse que chamou todos os seus amigos. Sabem quais eram todos os amigos? Eu, minha noiva e a prima (que diga-se de passagem eu também duvido da amizade, visto que a prima só sai com ela quando ela paga todas as despesas). Podia passar um mês escrevendo sobre essa pessoa, mas vou poupar meu tempo.

Se este tivesse sido um caso isolado, eu não me preocuparia tanto. Recentemente sofri denovo por causa de 2 pessoas e amizades de 20 anos. Um sempre com a péssima mania de fazer comentários inconvenientes, coisa que eu sempre fingi que não escutei. Mas depois da ultima vez, resolvi botar a amizade de lado. Desdenhou do que eu falei, da minha pessoa e dos meus atos. Não bastando isso, ainda fez comentarios sobre mim me caluniando para minha noiva. Comentários tentando mostrar alguem exatamente oposto ao que eu sou. E pra que? Pra se divertir? Para botar em dúvida quem eu sou frente a ela? Que pena. Não adiantou. Só me fez abandonar mais 2 amizades.

Queria apenas entender o que leva as pessoas a agirem desta forma.
Sou intolerante? Não. Tenho 28 anos de tolerância, mas tudo tem um limite. Não posso mais me dar ao luxo de ter ao meu lado pessoas em quem eu não possa confiar.

Um comentário:

  1. tem pessoas que nos usam a bel-prazer :/ pelo menos, quando aparece uma pessoa assim na nossa vida, paramos de ser ingênuos e começamos a separar o joio do trigo

    ResponderExcluir